Você sabe porque a carne diminui quando é cozinha?

Você já percebeu que aquele pedaço de carne que você separou para almoçar parece diminuir de tamanho na panela? Não é mágica, mas um processo natural.

Isso acontece porque  perde água durante o cozimento – e alguns fatores, como o excesso de sal e um descongelamento inadequado, podem intensificar esse efeito.

A carne vendida em açougue (aves, suínos e bovinos) é composta, em média, por 75% de água, seguida de proteínas (23%), gorduras (1,8%) e sais minerais (0,2%). Quando aquecida, parte dessa água evapora, reduzindo o tamanho da peça.

O papel do sal na perda de água

Temperar a carne com muito sal antes do preparo pode fazer com que ela encolha ainda mais. Isso acontece porque o sal retira água das fibras musculares, deixando a carne mais seca e dura, explicaram veterinários ouvidos pelo g1.

Para minimizar essa perda, os especialistas recomendam temperar a carne apenas no momento do preparo e moderar a quantidade de sal.

Como o descongelamento influencia?

A forma como a carne é descongelada também interfere na retenção de água. Se o descongelamento for muito rápido – como sob o sol, no micro-ondas ou em temperatura ambiente –, a carne perderá mais líquido ao cozinhar.

Isso ocorre porque não há tempo suficiente para que as fibras musculares reabsorvam a água antes congelada, resultando em maior perda durante o aquecimento.

Como escolher carne bovina no supermercado?

O que você precisa ficar de olho:

  • Escolha uma  que tenha perdido pouco líquido na embalagem – quanto maior a perda, mais seco e menos nutritivo será o alimento;
  • O produto deve estar bem vedado e dentro da data de validade;
  • Não leve nenhum produto que esteja com odor forte ou diferente do habitual;
  • A coloração precisa ser a mais próxima possível de um vermelho vivo, o que indica frescor;
  • Tenha certeza de que a carne esteja resfriada adequadamente. Os termômetros das gôndolas devem apontar de 5ºC a 7°C. Para carnes congeladas, a temperatura deve ser de -12ºC.

FONTE: G1

Leia também: Nova lei pode bloquear PIX para mais de 8 milhões de CPFs

 

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também