Adicione o texto do seu título aqui

Vira-lata caramelo: o cachorro que pode virar patrimônio cultural do Brasil

O projeto em tramitação na Câmara dos Deputados busca oficializar o vira-lata caramelo como um símbolo cultural imaterial do Brasil. Considerado informalmente uma representação nacional e estampado em camisetas pelo país, o projeto ressalta a popularidade e o amor que o animal desperta na população.

Segundo o autor da proposta, deputado Felipe Becari (União-SP), os vira-latas caramelo são conhecidos por sua aparência marcante e olhos simpáticos. Além de serem considerados bonitos, esses cães são admirados por sua inteligência, carinho e pela lealdade aos seus donos. Eles também gostam de brincar e se divertem com as pessoas.

Becari ressalta que, apesar de serem muito amados, os cães vira-latas sofrem preconceito de algumas pessoas. O parlamentar defende que esses animais são tão especiais e adoráveis quanto os de raça definida. Para ele, os vira-latas caramelo, resultado de diferentes misturas de raças, representam a diversidade, uma das maiores riquezas do país.

Caso seja aprovado, o reconhecimento formal do vira-lata caramelo como patrimônio cultural imaterial do Brasil irá colocá-lo ao lado de outras manifestações culturais importantes do país, como a roda de capoeira, o queijo minas artesanal, o Círio de Nazaré e o Bumba Meu Boi.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também