O Victoria’s Secret Fashion Show está de volta, mas a fórmula que você conhece já não existe mais.
Por mais de 20 anos, o fenômeno cultural anual viu supermodelos vestindo lingerie exagerada e asas de anjo para desfilar na passarela com apresentações de nomes como Justin Timberlake, Lady Gaga, Jay-Z e Kanye West. Agora foi substituído por um documentário de longa-metragem chamado “The Tour ’23”, que estreou na terça-feira (26) no Prime Video.
O documentário surge após um hiato de cinco anos do desfile de moda, aparentemente devido à queda vertiginosa da audiência e a inúmeras controvérsias – desde comentários de um ex-executivo sobre modelos trans, críticas crescentes à visão estreita da marca sobre apelo sexual, até um documentário explosivo detalhando o ligações históricas da empresa com o problemático financeiro Jeffrey Epstein.
Então, o que você pode esperar do “The Tour”? O filme de retorno não é um único desfile, como Savage X Fenty, da Rihanna, mas destaca quatro coleções de designers-artistas independentes baseados em Lagos, Bogotá, Londres e Tóquio.
Cada apresentação acontece em uma villa arejada em Barcelona, onde a apresentadora Gigi Hadid orienta os espectadores entre os segmentos. Estrelas da Victoria’s Secret como Naomi Campbell e Adriana Lima desfilam em conjuntos ao lado de um elenco diversificado de modelos, incluindo Adut Akech, Winnie Harlow, Quannah Chasinghorse, Paloma Elsesser, Hailey Bieber e Lila Moss, por exemplo.
Precedendo as mostras estão curtas-metragens apresentando as 20 mulheres criativas – incluindo designers e cineastas – que juntas compõem “o VS20”, que inclui Piscis Canizales, uma dançarina e ativista colombiana que se tornou viral por desfilar e dançar na frente de policiais fortemente armados em um protesto em 2021, e KOM_I, uma cantora japonesa que ex-integrante da banda cult de J-Pop eletrônico Wednesday Campanella.
“The Tour” pretende ser “a expressão máxima da transformação da marca Victoria’s Secret”, de acordo com um comunicado de imprensa do diretor criativo da empresa, Raúl Martinez.
Oferece uma abordagem mais expansiva e global da feminilidade do que a marca de lingerie é conhecida, com designer, Bubu Ogisi, de Lagos, misturando inspiração divina das mitologias iorubá e igbo, e Jen-Fang Shueh, da marca de Tóquio Jenny Fax, explorando as realidades corporais de atingir a meia-idade. (As coleções não serão vendidas pela Victoria’s Secret, embora alguns produtos inspirados no “The Tour” estejam disponíveis online).