Conforme pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, 50,4% dos brasileiros não concordam com a quantidade de viagens feitas por Lula (PT) ao Exterior, desde que assumiu a presidência da República, em janeiro. Outros 44,1% aprovam as agendas internacionais do presidente, enquanto 5,5% disseram não saber ou não responderam.
Entre as regiões, somente no Nordeste o percentual de aprovação foi maior (54%). A maior rejeição está na região Sul (58,4%), seguida da região Sudeste (53,9%) e das regiões Centro-Oeste e Norte (53,4%), consideradas de forma conjunta pelo instituto.
O levantamento entrevistou ao todo 2.020 eleitores, em 162 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. A pesquisa foi realizada presencialmente de 29 de setembro a 3 de outubro, com margem de erro é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%.
Gastos com o cartão corporativo de quase R$ 8 milhões, de janeiro a julho, disponíveis no Portal da Transparência, são justificados pela Secom da Presidência por conta dessas agendas no Exterior. O total de custos com as viagens a 21 países seria de mais de R$ 24 milhões, conforme o portal Poder 360.
Lula, que por conta de uma cirurgia no quadril reduziu o número de viagens, voltará a sair do país no dia 28 de outubro, para participar da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.