Veja uma das piores dores que o ser humano pode suportar

Você sabe quais são as piores dores que um ser humano pode suportar? De acordo com pesquisas independentes e por órgãos oficiais, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), são muitas, mas em todas elas a cólica renal aparece, juntamente com as dores da fibromialgia, neuralgia, gota, hérnia de disco, úlcera, artrite e ataque cardíaco.

“A cólica renal é uma dor muito intensa e aguda, que surge de forma súbita e costuma deixar o paciente agitado e sem conseguir encontrar uma posição capaz de trazer alívio”, explica o nefrologista Rafael Pacífico, da Uninefron.

Para ter ideia, muitas mães descrevem a dor da cólica renal como muito mais intensa do que a sentida durante o parto. “A dor provocada pela crise de cálculo renal costuma estar localizada na região lombar, podendo atingir a lateral do abdômen e se irradiar para a região genital. Este último caso ocorre por causa da presença de pedras nos rins, responsáveis por provocar inflamação e obstrução do fluxo nas vias urinárias”, diz Rafael Pacífico.

As cólicas renais são comumente confundidas com infecções urinárias. “O que acontece é o deslocamento do cálculo nos rins e no ureter. Além da dor, essa movimentação pode causar náusea, vômitos e sangramento na urina. A partir do momento em que o cálculo se desloca, há o risco de obstruir o canal da urina, acarretando dilatação renal e dores de forte intensidade”, continua o nefrologista.

Ainda de acordo com Rafael Pacífico, a infecção urinária corresponde à presença de micro-organismos, como bactérias, no trato urinário, que podem estar localizados apenas na bexiga, a chamada cistite. Em quadros mais graves, a infecção atinge os rins, evoluindo para uma pielonefrite. No caso da cistite, o paciente apresenta dor ao urinar e sensação de sempre estar com a bexiga cheia, com aumento da frequência urinária, mas em pequeno volume. Na pielonefrite, surgem novos sintomas, como febre, calafrios, náuseas, vômitos e dor na região lombar, que podem ser confundidos com os sintomas de cólica renal.

“É fundamental estar atento aos sintomas e procurar um médico o mais breve possível para um diagnóstico preciso e o tratamento adequado”, afirma Rafael Pacífico. “Uma infecção urinária pode parecer algo simples, mas pode desencadear uma infecção generalizada se o tratamento não for feito da maneira adequada. O mesmo ocorre com a cólica renal, com obstrução do trato urinário, que pode levar à perda da função de um rim.”

Alívio do desconforto

Um alento: trata-se de uma dor autolimitada, com algumas horas de duração, e que costuma responder bem aos remédios anti-inflamatórios, analgésicos e antiespasmódicos. “Outra forma de buscar alívio é aumentar o consumo de água, repousar e fazer uma compressa de água morna. Também é recomendado evitar alimentos ricos em oxalato, a exemplo de chocolate, amendoim, nozes, frutos do mar, refrigerantes, café, entre outros”, garante o nefrologista Rafael Pacífico.

FONTE: Unifrom

Leia também: Exames essenciais para a saúde da mulher em cada fase da vida

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também