BC comunica vazamento de dados de 25 mil usuários do Pix

Nesta segunda-feira (17), o Banco Central (BC) comunicou que identificou um vazamento de dados cadastrais vinculados a 25.349 chaves Pix, que ficaram “potencialmente expostos”.

De acordo com a instituição, o problema aconteceu por falhas pontuais em seus sistemas. No entanto, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, movimentações da conta ou saldo.

Vazamento de dados no Banco Central

O Banco Central (BC) relatou um vazamento de dados, que deixou expostos os dados cadastrais de mais de 25.000 usuários do Pix. As informações potencialmente vazadas podem ser:

Nome do usuário;

CPF com máscara;

Instituição de relacionamento;

Agência;

Número da conta;

Tipo da conta.

Ou seja, os dados sensíveis continuaram seguros. Por exemplo, senhas, informações de movimentações financeiras, saldos em contas ou qualquer outra informação sob sigilo bancário.

Assim, os usuários podem ficar mais tranquilos. Afinal, os dados que foram expostos não permitem fazer pagamentos, acessar contas ou outros elementos financeiros.

O Banco Central já adotou as medidas necessárias para apurar o incidente e todas as ações previstas na regulamentação da autoridade.

Todos os usuários afetados pelo vazamento de dados do Pix serão notificados exclusivamente através do aplicativo ou Internet Banking do seu banco ou instituição.

Portanto, fique atento a qualquer outro tipo de comunicação para não cair em um golpe. Nem o Banco Central, nem outras instituições financeiras vão usar outros canais para contatar os usuários.

FONTE: Mobillis 

Leia também: FIM do almoço de 1h e nada de 8h de trabalho

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também