Se arrepender pode fazer bem à saúde mental; Veja as 5 maiores fontes de arrependimento

Com o fim de mais um ano, você pode estar fazendo uma revisão pessoal de 2023 e um balanço do que deu certo e do que não deu. O que significa que você pode acabar experimentando arrependimento.

O arrependimento pode ser doloroso, mas também pode ser uma ferramenta poderosa para autocompreensão e mudança. “Se você prestar atenção ao arrependimento, pode aprender com seus erros e tomar decisões e lidar melhor com emoções no futuro”, disse o psicólogo Robert Leahy, diretor do Instituto Americano de Terapia Cognitiva em Nova York e autor do livro ‘Se Ao Menos… Encontrando Liberdade do Arrependimento’. “O arrependimento ajuda você a imaginar possibilidades”, disse ele.

Arrependimentos podem ser grandes ou pequenos, persistentes ou passageiros. Podem ser por algo que você fez (como beber demais e se comportar de maneira desajeitada em uma festa de fim de ano) ou por algo que você não fez, mas gostaria de ter feito (como não aceitar um trabalho desafiador ou não convidar alguém para sair).

Pesquisas apontam que as cinco fontes mais comuns de arrependimento estão relacionadas à educação, à carreira, ao romance, à paternidade e ao autoaperfeiçoamento. Essas são áreas em que as pessoas “veem suas maiores oportunidades” ou “prospectos tangíveis para mudança, crescimento e renovação”, observaram os pesquisadores.

Felizmente, todos podem se beneficiar ao explorar seus arrependimentos. “Se você pensar sobre o arrependimento e usá-lo como guia para mudar seu comportamento no futuro, ele não vai persistir em sua vida. Seu arrependimento desaparecerá”, disse Todd McElroy, professor associado de psicologia na Universidade do Golfo do México em Fort Myers.

Confira as cinco maiores fontes de arrependimento:

1- Educação

2- Carreira

3- Romance

4- Paternidade

5- Autoaperfeiçoamento

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro