11 carros que saíram de linha no Brasil em 2025

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É pau, é pedra, é o fim do caminho. O ano de 2025 entrou para a história como o “Juízo Final” de vários carros no Brasil. No entanto, não foi apenas a queda nas vendas que selou o destino desses modelos. Uma verdadeira tempestade perfeita atingiu a indústria automotiva.

Por um lado, o Proconve L8 entrou em vigor e impôs limites de emissões muito mais rígidos. Por outro, as montadoras aceleraram mudanças globais de portfólio, priorizando eletrificação e eficiência. Como resultado, diversos veículos perderam espaço e desapareceram das concessionárias.

Apesar disso, diferentemente de outros períodos, 2025 não decretou o fim de grandes ícones históricos. Esse movimento deve ganhar força em 2026, quando mais linhagens simbólicas devem se despedir para dar lugar a carros eletrificados e híbridos.

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Toyota Yaris (hatch e sedã)

Modelos que saíram de linha em 2025

A seguir, confira alguns dos veículos que encerraram oficialmente suas trajetórias no mercado brasileiro e não contarão novas histórias em 2026.

Toyota Yaris (hatch e sedã)

O fim do Yaris nas versões hatch e sedã ocorreu por estratégia pura. A Toyota decidiu liberar espaço em seu complexo de Sorocaba (SP) para produzir o Yaris Cross, já em pré-venda no Brasil.

Além disso, o conjunto mecânico do Yaris ficou para trás. O modelo utilizava uma plataforma mais antiga e um motor 1.5 aspirado de 110 cv e 15,2 kgfm, sempre associado ao câmbio CVT. Assim, perdeu relevância frente aos novos planos da marca.

Jeep Compass Diesel

Durante nove anos, o motor 2.0 Multijet turbodiesel de 170 cv foi o grande diferencial do Compass, que oferecia tração 4×4 em um SUV médio. No entanto, para atender ao Proconve L8, a Jeep precisaria elevar custos a níveis inviáveis.

Dessa forma, a Stellantis optou por encerrar essa versão. Enquanto Toro e Commander receberam o novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, o Compass passou a oferecer, no topo de linha, apenas o Hurricane 2.0 a gasolina de 272 cv.

Renault Stepway

O Stepway representou o último suspiro da plataforma B0, a mesma de Sandero e Logan. Apesar da resistência como um “aventureiro raiz”, o modelo não acompanhou a mudança no perfil do consumidor.

O lançamento do Renault Kardian, com motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem, tornou obsoleto o conjunto do Stepway, equipado com motor 1.0 aspirado de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas. Além disso, a Renault decidiu focar em produtos de maior valor agregado.

Audi A4

Um dos sedãs mais elegantes das últimas décadas também saiu de cena. A Audi optou por reposicionar seu portfólio e definiu o novo A5 como sucessor indireto do A4.

Mesmo assim, a despedida deixa saudade. O A4 oferecia excelente comportamento dinâmico, graças ao motor 2.0 de 190 cv e 32 kgfm, além de conforto e sofisticação que marcaram época.

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Peugeot e-2008

Peugeot e-2008

O e-2008 sofreu diretamente com a velocidade da concorrência chinesa. Lançado por R$ 259.990, o SUV elétrico chegou como carro de imagem da Peugeot, mas não sustentou o posicionamento.

Para tentar reverter o cenário, a marca aplicou descontos que chegaram a R$ 100 mil. Ainda assim, as vendas não reagiram. Equipado com motor elétrico de 156 cv e 26,5 kgfm, o modelo encerrou sua trajetória de forma melancólica.

Seres 3 e Seres 5

A passagem da Seres pelo Brasil foi rápida e turbulenta. Os modelos 3 e 5 sofreram com a falta de uma rede de assistência técnica estruturada e com o baixo volume de vendas.

Diante da concorrência direta de BYD e GWM, a importadora suspendeu as operações e deixou o País. O Seres 3 oferecia 163 cv, enquanto o Seres 5 entregava impressionantes 585 cv e 95,8 kgfm, graças a dois motores elétricos.

Volkswagen Polo GTS

Para organizar sua gama de produtos, a Volkswagen enxugou versões do Polo e abriu espaço para o Tera. Nesse movimento, o Polo GTS saiu de cena ainda no primeiro trimestre de 2025.

O hatch esportivo utilizava o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm e contava com uma base fiel de fãs. No entanto, deu lugar ao Nivus GTS, que herdou o mesmo conjunto mecânico.

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Jaguar E-Pace, F-Pace e I-Pace

Jaguar abandona o mercado brasileiro

A Jaguar também encerrou suas atividades no Brasil em 2025. Os modelos E-Pace, F-Pace e I-Pace saíram de linha após o reposicionamento global da marca.

A montadora decidiu zerar seu portfólio e apresentar o conceito Type 00, que inaugura uma nova fase totalmente elétrica. A mudança dividiu opiniões e marcou o fim de uma era no mercado nacional.

Os “zumbis” que sobrevivem em 2026

Alguns carros entram em 2026 apenas para queimar estoque. Outros pertencem a marcas com futuro incerto no País. Todos, porém, vivem na berlinda.

Neta X e Neta Aya

A Neta chegou ao Brasil prometendo produção local e atuação consistente. Hoje, no entanto, as operações seguem em ritmo lento. Apesar disso, ainda há unidades do Neta X e do Aya à venda.

Comprar um desses modelos, porém, envolve risco elevado, especialmente quanto à desvalorização e à oferta futura de peças.

Suzuki Jimny Sierra

O Jimny Sierra resiste como um legítimo carro de nicho. Contudo, o motor 1.5 aspirado opera no limite das exigências do Proconve L8. Além disso, o futuro da Suzuki no Brasil permanece incerto.

Assim, o utilitário entra em 2026 com “a corda no pescoço”.

Subaru Forester

O Forester mantém fama de confiável e robusto, mas sofre com a gestão discreta da Subaru no Brasil, sob o grupo Caoa. A marca mantém o SUV como vitrine para um público extremamente específico.

Com preço sugerido de R$ 253.900, unidades fabricadas em 2023 e nenhuma atualização prevista, o Forester chega a 2026 com futuro nebuloso, estoque limitado e cada vez menos espaço no mercado.

Fonte: Redação

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