Pelo sétimo ano consecutivo, a Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade 2023, divulgado recentemente. Os países nórdicos continuam dominando o ranking, com Dinamarca, Islândia e Suécia ocupando as posições seguintes.
O Brasil teve um aumento de cinco posições em relação ao ano anterior, subindo do 49º para o 44º lugar. Por outro lado, o Afeganistão, que enfrenta uma crise humanitária após a ascensão do regime talibã em 2020, ficou em último na lista.
Pela primeira vez em mais de uma década, Estados Unidos e Alemanha não estão entre os 20 países mais felizes, ocupando as posições 23 e 24, respectivamente. Em contrapartida, Costa Rica e Kuwait entraram no top 20, ocupando o 12º e 13º lugares.
É interessante notar que nenhum dos países mais populosos do mundo está entre os 20 primeiros no ranking de felicidade. Apenas Holanda e Austrália, com mais de 15 milhões de habitantes, e Canadá e Reino Unido, com mais de 30 milhões, estão no topo.
Os maiores retrocessos em termos de índice de felicidade desde 2006-2010 foram observados no Afeganistão, Líbano e Jordânia, enquanto Sérvia, Bulgária e Letônia tiveram os maiores avanços.