7 cachoeiras em Goiás para se refrescar em outubro

Cachoeira-Santa-Helena-Tripadvisor

O calor de setembro no Cerrado goiano não precisa ser sinônimo de sufoco. Pelo contrário, o Estado oferece paisagens deslumbrantes e diversas opções de ecoturismo, além de cachoeiras de águas cristalinas que refrescam corpo e alma. A Goiás Turismo preparou uma lista com sete atrações imperdíveis para quem quer aproveitar o calorzinho da estação de forma agradável e em contato com a natureza.

caption
Cachoeira Santa Helena, em Caiapônia

1 – Cachoeira Santa Helena, em Caiapônia – Poço de água verdinha e morna

Localizada na Chapada das Emas, a Cachoeira Santa Helena é famosa pela água morna e rasa, perfeita para um banho relaxante. Além disso, as pedras proporcionam uma hidromassagem natural. O complexo inclui outras quedas d’água, como a Cascata, o Poço Azul e a Piscina Lua de Mel, somando mais de 40 cachoeiras na região. Para visitar, turistas precisam contratar guias autorizados, garantindo segurança e uma experiência completa.

cachoeira-santa-barbara-cavalcante-sao-jorge-alto-paraiso-chapada-dos-veadeiros.jpg-2
Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante

2 – Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante – Um cenário de novela

Na Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara impressiona pela água azul turquesa e cristalina, tornando-se um dos lugares mais fotografados do Brasil. Além disso, a trilha de 1,7 km é tranquila e leva os visitantes até a comunidade quilombola Kalunga Engenho II. A melhor hora para visitar é entre 11h e 14h, quando o sol realça a transparência da água. Os ingressos precisam ser comprados online e o acompanhamento de um guia é obrigatório.

d467978ad66c3306cb594edb06fdc93a
Salto Paraguassu, em Baliza

3 – Salto Paraguassu, em Baliza – Instagramável com direito a arco-íris

A apenas 100 metros do estacionamento, o Salto Paraguassu, na Chapada das Emas, possui duas quedas de 96 metros cercadas por paredões de rocha. Além disso, a prainha natural encanta turistas e forma um arco-íris incrível. O local também oferece atividades de aventura, como rapel, garantindo diversão para diferentes perfis de visitantes.

vista-geral
Cachoeira do Funil, em Mambaí

4 – Cachoeira do Funil, em Mambaí – Vista de dentro de uma caverna

Na região de Terra Ronca, a Cachoeira do Funil proporciona uma experiência única: observá-la de dentro de uma caverna. Além disso, é possível praticar esportes radicais, como pêndulo e rapel. A trilha de 980 metros passa por rios, pedras e vegetação do Cerrado, tornando o passeio aventureiro e educativo. A entrada exige guia autorizado, garantindo segurança e aproveitamento completo do local.

a8ddb4d694c14a96a200c24329bba692
Cachoeira do Label, em São João D’Aliança

5 – Cachoeira do Label, em São João D’Aliança – Maior queda d’água de Goiás

Com 187 metros de altura, a Cachoeira do Label impressiona pela magnitude e beleza. Localizada na Chapada dos Veadeiros, possui cinco poços naturais, trilhas, sinalização, restaurante e espaço para camping. Além disso, a área permite que os visitantes aproveitem diferentes perspectivas da queda d’água e contemplem o Cerrado em toda a sua riqueza.

c2545e712cbfa667acbdc299bae0e844
Salto do Itiquira, em Formosa

6 – Salto do Itiquira, em Formosa – Acessível para todas as idades

Considerada a maior queda d’água acessível do Brasil, o Salto do Itiquira combina beleza, infraestrutura e facilidade de acesso. Além disso, crianças, idosos e pessoas com alguma limitação motora conseguem aproveitar o local. Pela manhã, a brisa de água forma arco-íris espetaculares, tornando o passeio ainda mais encantador.

images (48)
Saltos do Rio Preto, em Alto Paraíso

7 – Saltos do Rio Preto, em Alto Paraíso – O clássico da Chapada dos Veadeiros

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, os Saltos do Rio Preto oferecem quatro paradas imperdíveis: salto de 120 metros, salto de 80 metros (cachoeira do Garimpão), Cachoeira do Carrossel e as Corredeiras. Além disso, a trilha de 11 km (ida e volta) permite contato direto com a natureza e vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Goiás, portanto, revela uma série de opções diversas, atraentes e acessíveis para quem deseja, ao mesmo tempo, se refrescar, se aventurar e contemplar cenários naturais de tirar o fôlego durante o mês de setembro. Além disso, cada cachoeira proporciona experiências únicas e inesquecíveis, reforçando, assim, o ecoturismo como uma alternativa completa de lazer, entretenimento e conexão direta com a natureza, garantindo momentos de relaxamento, diversão e aprendizado para todos os visitantes.

Fonte: Redação

Leia também: Atenção, viajantes! Bagagem de mão passará a ter cobrança

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro