De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, a maioria dos brasileiros (73%) apoia a concessão de incentivos pelo governo às empresas que adotarem a semana de trabalho de quatro dias.
Mais da metade da população (54%) acredita que uma jornada de trabalho mais curta poderia melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, principalmente impactando positivamente a saúde mental.
Enquanto 34% dos entrevistados não acreditam em diferenças significativas com essa mudança e 9% temem que a situação possa piorar.
Entre os que temem que a redução da jornada de trabalho possa prejudicar a qualidade de vida dos trabalhadores, a maior preocupação é a possível diminuição da renda.
No entanto, quando questionados sobre a redução da jornada de cinco para quatro dias sem redução salarial, aproximadamente metade dos brasileiros (51%) considera essa medida benéfica.
A pesquisa também revela opiniões divergentes sobre a produtividade: 35% acreditam que a produtividade poderia aumentar, enquanto 21% acreditam que diminuiria e 40% acreditam que não teria impacto.
Quanto aos impactos para as empresas, os entrevistados se dividem: 40% acreditam que a redução da jornada não afetaria as empresas, 21% preveem lucros e 33% preveem prejuízos.