Adicione o texto do seu título aqui

Todos contra a dengue e demais doenças

Caminhada acontece nesta quarta-feira (09) pelas ruas de Anápolis

Será realizada nesta quarta-feira, 9, uma caminhada de lançamento da Campanha 2016 de Combate à Dengue, Febre Amarela, Chicungnya e Zika Vírus. A concentração acontece às 9 horas, em frente ao SESI da Vila Jaiara, situado na Avenida Fernando Costa. A programação coordenada pela Prefeitura de Anápolis integra os eventos das festividades do Natal de Luz.

 

Atualmente, todo o país está em alerta diante dos casos de bebês nascidos com microcefalia devido às mães terem sido contagiadas durante a gestação com o Zica vírus. Felizmente, em Anápolis ainda não existe nenhum caso confirmado de Zika Vírus ou microcefalia em decorrência da doença.

 

No entanto, em 2015 os casos confirmados de dengue já ultrapassam cinco mil. O número representa um acréscimo de 17,3% em relação ao ano passado. Dentre os bairros com maior incidência de contágio da doença está a Jaiara, daí o motivo da escolha de ser o local do pontapé inicial da próxima campanha.

 

O objetivo é conscientizar a população que, com apenas 10 minutos por semana, pode-se acabar com o mosquito aedes aegypti, mas para isso é necessário a mobilização de todos. Segundo especialistas, o mosquito leva de 7 a 10 dias para chegar de ovo à fase adulta. Esse tempo é o suficiente para eliminar os criadouros.

 

Assim, o mosquito não conseguirá completar seu ciclo de desenvolvimento. Mas, a medida deve ser tomada persistentemente todas as semanas, afinal, ovos que podem ter sido colocados até um ano atrás, em contato com água e calor, eclodem dando origem à larva. Em Anápolis, até novembro, 418.538 imóveis foram vistoriados pelos agentes da Secretaria Municipal de Saúde, e foram eliminados 459.938 focos de contaminação.

 

A falta da participação da população é o maior problema enfrentado no combate ao mosquito aedes aegypti. Muitas pessoas cobram da administração o controle químico, pois acreditam ser a solução do problema. No entanto, a aplicação de inseticidas e o “fumacê” são medidas apenas complementares e podem ser extremamente prejudiciais à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Além disso, elimina apenas parte dos mosquitos adultos. Ou seja, a fase mais fácil de controlar é a aquática, na qual é possível eliminar ovos e larvas.

 

Para mais informações ou denúncia, dique 0800 646 0408.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também