A seleção norueguesa usou shorts em vez de biquínis no Campeonato Europeu de Handebol de Praia. Por esse motivo, foi multada em 1,5 mil euros (R$ 9,2 mil). A Federação Europeia de Handebol (EHF, na sigla em inglês) disse que aplicou a multa por ser uma “roupa imprópria”, que não está de acordo com “os regulamentos de uniformes de atletas”.
Antes mesmo da partida, a Federação de Handebol da Noruega (NHF, em inglês) já havia dito que pagaria a multa caso suas atletas fossem penalizadas. Após a sanção, a entidade declarou: “Nós, da NHF, damos suporte e apoiamos vocês. Juntos, continuaremos lutando para mudar as regras das vestimentas, para que as jogadoras possam jogar com as roupas com as quais se sentem confortáveis.”
Já a EHF afirmou que “está empenhada em trazer este tópico para o interesse de suas federações membros, no entanto, também deve dizer que uma mudança nas regras só pode acontecer no nível da IHF (Federação Internacional de Handebol)”. Essa questão tem sido debatida nos círculos de esportes de praia há vários anos, já que algumas jogadoras consideram o biquíni degradante e impraticável.
Fonte: BBC Brasil