Terezópolis de Goiás está no caminho para ser reconhecida como a Capital Estadual do Requeijão, graças a um projeto de lei proposto pelo deputado Amilton Filho (MDB). A iniciativa, que foi apresentada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), visa homenagear a cidade, situada estrategicamente entre Goiânia e Anápolis, pela sua produção do renomado requeijão moreno.
O deputado destacou que “Terezópolis é quase uma parada obrigatória para quem trafega na BR-060 entre Anápolis e Goiânia, onde os comércios à beira da rodovia, por fabricarem o requeijão de forma artesanal, têm despertado interesse e curiosidade dos usuários da estrada”.
A fama do requeijão de Terezópolis é tamanha que, somente na barraca “Requeijão da Vovó Onízia”, são vendidas aproximadamente 900 unidades diariamente. Outros locais, como o da Dona Maria do Carmo, também contribuem significativamente para a produção local, com cerca de 150 peças por dia.
O deputado Amilton Filho justificou a proposta dizendo: “Além disso, em reconhecimento à sua longa tradição que remonta a décadas e a importância do requeijão no giro da economia da cidade, onde gera emprego e renda para a população, considero apropriado conceder a Terezópolis o título de Capital Estadual do Requeijão”.