Dois jovens empreendedores, Gabriel Rochael e Alex Freire, começaram a fabricar a bebida Xeque Mate como uma forma de complementar a renda durante a universidade. Utilizando ingredientes como rum, limão e guaraná, eles viram um aumento significativo na produção, passando de 600 mil latas em 2023 para 5 milhões de latas neste Carnaval, um crescimento de 730%.
Fundadores da marca projetam crescimento de 730% em relação a 2023
Focando em seus principais mercados, Belo Horizonte e São Paulo, os fundadores da Xeque Mate encontraram sucesso ao vender a bebida por meio de ambulantes. Este tipo de comércio representa uma parte significativa do lucro da marca, com 20 mil latas sendo vendidas nas ruas de São Paulo este ano, um aumento de 5.000 em relação ao ano anterior.
Com um faturamento estimado em R$ 20 milhões para o Carnaval deste ano, a Xeque Mate espera que essas vendas impulsionem o desempenho durante o resto do ano. A marca vê o Carnaval como uma oportunidade estratégica para promover seus produtos, pois eles são vistos como uma bebida prática para a festividade.
Além de Belo Horizonte e São Paulo, a Xeque Mate está buscando expandir para outros mercados turísticos, como Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis. A estratégia de marketing da marca é centrada no consumo na rua, e eles têm patrocinado blocos de Carnaval e distribuído brindes como bandeiras, sombrinhas e abadás para os ambulantes.
Gabriel Rochael e Alex Freire começaram a fabricar a Xeque Mate em casa como um projeto de fim de semana, mas agora a marca se tornou um sucesso em São Paulo. É uma prova de como consumidores estão saindo dos bares para comprar a bebida diretamente dos ambulantes. A Xeque Mate está determinada a consolidar sua posição no mercado e continuar a crescer no Brasil.