Bebida natural reduz risco de hipertensão e derrame

Conhecido pela riqueza de nutrientes e ausência de açúcares artificiais, o suco de frutas pode ter papel fundamental para a prevenção de hipertensão e suas eventuais consequências.

É o que revela o estudo da Universidade de Toronto, que analisou o impacto do consumo moderado de sucos na pressão arterial.

Para chegar a esta conclusão, os dados de 93 estudos anteriores foram analisados, focando em 12 diferentes alimentos açucarados e como essas escolhas de dieta influenciam na pressão arterial.

A pesquisa, publicada na conceituada revista PLOS ONE, revelou que a ingestão moderada de suco de frutas natural, que contém açúcares naturais, causou “pequenas reduções” na pressão arterial.

Enquanto isso, as bebidas com adição de açúcar, como os refrigerantes, provocaram um aumento médio na pressão arterial sistólica de 6.9mmHg.

Por que bebida natural previne hipertensão e derrame?

Os pesquisadores destacaram ainda que o consumo da fruta inteira tem um impacto ainda mais benéfico na saúde, considerando que o alimento contém fibras.

Isso porque, segundo o estudo, efeito protetor do suco de frutas naturais provém dos nutrientes e bio compostos presentes na fruta.

“Nossa pesquisa destaca o benefício na pressão arterial de ingestões moderadas de suco de fruta 100% puro, que contém apenas açúcares naturais”, ressalta o autor do estudo, John Sievenpiper.

Evidências que levaram os especialistas a concluir que o suco de fruta pode ser uma forma prática e saborosa de auxiliar no controle da pressão arterial.

Consequências da hipertensão

Uma vida saudável está diretamente associada ao estilo de vida do paciente. Cartilha que inclui uma diminuição na ingestão de sal e álcool. Além de uma dieta rica em frutas e vegetais, e aumento da atividade física regular.

A hipertensão, ou como é amplamente conhecida, pressão arterial alta, é uma condição silenciosa que pode provocar sérios problemas de saúde se não for devidamente diagnosticada e tratada.

Entre os potenciais perigos estão derrames, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. Determinados fatores, como uma dieta ruim, estresse e um estilo de vida não saudável, podem aumentar a probabilidade de desenvolver esta condição.

FONTE: Catraca Livre 

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro