Ter dívidas no seu CPF pode trazer uma série de prejuízos e desvantagens para o cidadãos brasileiro. No entanto, uma medida anunciada recentemente pelo Governo Federal animou os brasileiros que estão em busca de uma nova oportunidade para se livrar dos débitos.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o benefício está disponível para um grupo específico por meio do programa Desenrola Pequenos Negócios. Criado nos mesmos moldes do Desenrola Brasil, o programa já foi responsável pela negociação de mais de R$ 3 bilhões em dívidas.
O volume expressivo representa a liberação de restrições no nome para mais de 65 mil cidadãos. Atualmente, o programa está disponível de forma exclusiva para micro ou pequenos empreendedores. Dessa forma, apenas o grupo pode realizar negociações e limpar o nome por meio da iniciativa.
Entenda como funciona o Desenrola Pequenos Negócios:
Segundo um levantamento realizado pelo Governo Federal, o valor médio das dívidas das pequenas empresas brasileiras é de R$ 14 mil;
Os débitos podem ser negociados com diversas vantagens por meio do novo Desenrola;
A iniciativa permite a negociação de dívidas tributárias das pessoas jurídicas;
Estarão abertis para a inclusão no programa os débitos que já foram protestados em cartório mas ainda não foram executadas;
Para facilitar no pagamento da dívida, o Governo Federal irá conceder descontos para o pagamento do débito;
O desconto concedido deverá ser de até 90% da dívida tributária existente;
A medida também deverá ajudar no aumento da arrecadação de recursos;
Dessa forma, a perspectiva é de que o programa também auxilie no equilíbrio fiscal;
Como o programa permite a negociação diretamente com o Governo Federal, os critérios para o pagamento da dívida podem ser observados em uma plataforma própria que está disponível neste link.
FONTE: FDR