Você já comeu tubarão?
Possivelmente a resposta seja “sim”, mas talvez você não saiba. Isso porque sete em cada 10 brasileiros “não sabem que carne de cação é de tubarão”, segundo dados preliminares de uma pesquisa.
Sem saber, comemos tubarão, um peixe com alto nível de toxicidade e cuja população vem reduzindo em número ao redor do mundo nas últimas décadas.
Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais.
O Brasil é o maior importador e consumidor de carne de tubarão do mundo, apesar de a grande maioria dos brasileiros não ter ideia disso “por falta de rotulagem adequada”, alertam as pesquisadoras Bianca Rangel e Nathalie Gil.
Essa rotulagem incorreta, aliada aos preços atraentes e à falta de uma política pública adequada, fazem do Brasil uma ameaça para a preservação da espécie — uma pesquisa estimou que a população de tubarões e arraias no mundo caiu 71% desde 1970, ao passo que a pesca predatória desses animais aumentou 18 vezes.
Em um artigo sobre o tema, publicado na revista Science, pesquisadores defendem uma “ação urgente em todo o mundo, especialmente no Brasil”.
Fonte: BBC News