O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou que irá abrir seleção para o credenciamento de examinadores de trânsito em todo o estado. Os profissionais serão responsáveis pela aplicação de provas práticas de direção para obtenção da habilitação, adição ou mudança de categoria.
A remuneração dos examinadores será feita de acordo com a produtividade, com um teto de R$6.380. O edital será publicado em breve, com inscrições gratuitas programadas para iniciar em 29 de abril.
Para se candidatar, é necessário possuir o curso de examinador de trânsito, ter no mínimo dois anos de habilitação na categoria em que pretende avaliar, apresentar a documentação exigida e passar por um curso de atualização ministrado pelo Detran-GO. Após esse processo, os aprovados passarão por um treinamento prático.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares, destacou a necessidade do credenciamento de novos examinadores devido à demanda insuficiente de bancas examinadoras em todo o estado. Atualmente, o Detran-GO conta com aproximadamente 230 examinadores, sendo 31 temporários e 94 efetivos e comissionados.
O objetivo é aumentar o número de bancas examinadoras para atender melhor à demanda, que atualmente é de cerca de 120 por mês. Com o credenciamento, a meta é chegar a pelo menos 168 bancas mensais. O Detran-GO aplica em média 30 mil exames práticos por mês e a intenção é proporcionar uma maior agilidade e universalização desse serviço.
Os interessados em se credenciar como examinadores deverão atender aos requisitos estabelecidos, como ter curso superior completo em qualquer área de formação, ser habilitado há pelo menos dois anos na categoria a ser examinada, dentre outros critérios. O edital completo estará disponível no site do Detran-GO após a publicação.