Diante do quadro de crescente violência que assusta os anapolinos, a nova Prefeitura de Anápolis, por meio de ação do prefeito Roberto Naves, fechou parceria com a Polícia Militar para reforma e adequação do espaço que servirá de sede para o curso de formação de soldados aprovados no último concurso público da categoria.
Embora não seja uma questão de responsabilidade direta da administração municipal, o prefeito Roberto Naves se mostrou sensibilizado quanto a situação da cidade. “Não vamos ficar de braços parados. Com essa ação da Prefeitura, vamos acelerar a formação de 200 novos soldados, sendo que a maioria desse contingente irá ficar em Anápolis”.
Agora, em todo Estado, os comandos regionais serão responsáveis não só pela formação, mas também pela lotação dos soldados. O 3º CRPM, com sede em Anápolis, atende 23 municípios, mais a maior parte do efetivo será destinado à cidade. “Por isso, procuramos a Prefeitura de Anápolis para nos ajudar a viabilizar essa nova estrutura. E tivemos um excelente respaldo. Com esse aporte financeiro, teremos condições de readequar o quartel para receber esses alunos”, declarou o tenente Xavier, chefe do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom), departamento responsável pelo curso de formação.
Segundo o assessor do Observatório de Segurança Municipal, Glayson Reis, o aporte financeiro de R$ 40 mil não trará nenhum ônus para o município, devido ao auxílio da iniciativa privada. “Diante da situação financeira do município, o prefeito Roberto Naves entrou em contato com vários empresários que sinalizaram de forma positiva para esse auxílio que resultará em mais segurança para Anápolis. Sem esse apoio, seria difícil viabilizar esse centro de formação aqui na nossa cidade”, ressaltou.
Ele ainda pontuou que essa parceria vai ao encontro das ações desenvolvidas pelo Observatório de Segurança Municipal que pretende não somente combater o crime, mas também desenvolver políticas públicas de prevenção. “Essa parceria com a Polícia Militar é extremamente necessária para desenvolver nossos projetos e tranquilizar os anapolinos diante da falta de segurança pública”, pontuou.
Curso de formação
Para que tudo aconteça em tempo hábil, as obras no 4º Batalhão da Polícia Militar – onde será ministrado o curso – começam na próxima semana, de acordo com o chefe do Copom, tenente Xavier. “Precisamos agilizar as obras porque as aulas estão previstas para o início do mês de julho”, afirmou.
Ao todo, 200 aprovados no concurso farão o curso de formação que tem duração de nove a doze meses. Na capacitação, eles participarão de aulas práticas e teóricas, dentro de um programa intenso de treinamento para que, ao fim do curso, estejam aptos para promoverem a segurança nas ruas das cidades que compõem o 3º CRPM.
Fonte: Prefeitura de Anápolis