Campanha para segundo turno já está liberada

Por enquanto, a movimentação é maior nos bastidores

Apesar de a campanha já estar liberada para que os candidatos possam retomar a busca dos votos para a decisão da eleição em Anápolis, em segundo turno, a movimentação, por enquanto, é maior nos bastidores. De um lado, as equipes de marketing traçam as estratégias a serem levadas às ruas para o convencimento do eleitor e, de outro, os candidatos trabalham para reformar os apoios políticos.

 

Neste tocante, até o fechamento da edição, na quinta-feira,06, ainda não havia nada de oficial sobre os candidatos que foram derrotados, para apoiar os dois vencedores do primeiro turno: João Gomes (PT) e Roberto do Órion (PTB).
A campanha de rua mesmo, com caminhadas, carreatas e comícios, deve se intensificar a partir da semana que vem. Segundo o juiz eleitoral Algomiro Carvalho Neto, a propaganda de rádio e televisão, conforme acordo feito entre as representações das duas candidaturas, vai ocorrer no dia próximo dia 15.

 

Em princípio, cada candidato terá 10 minutos diários (inclusive aos domingos), para apresentarem as suas propostas. Contudo, este tempo diário pode ser reduzido para cinco minutos e o restante, distribuído nas chamadas pílulas, o que reduziria o custo de produção da propaganda e de tempo gasto pelos candidatos para as gravações do material a ser exibido. Mas, esta redução ainda não é oficial.

 

A campanha no horário gratuito de rádio e televisão, de acordo com o calendário eleitoral, terminará no dia 28 próximo. Também se encerra neste prazo a realização de debates, os quais não poderão se estender além da meia noite. E, ainda, este é o último prazo também para divulgação de propaganda na imprensa escrita.
No dia 29, véspera da eleição, os candidatos ainda poderão fazer propaganda por meio de serviços de alto-falantes e amplificadores, no período das 08 às 22 horas, e também a distribuição de material gráfico, promoção de caminhadas, carreatas, e propaganda em carro de som.
Além dos candidatos e partidos, a realização do segundo turno também provoca movimentação na Justiça Eleitoral, que fará em breve a nova recarga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação do dia 30. O rito é praticamente o mesmo do que foi adotado no primeiro turno, com a diferença de que, agora, são apenas os dados dos dois candidatos e dos votantes.

 

Com menos candidaturas, o tempo para o eleitor votar também será reduzido e o resultado da votação, deve também ser um pouco mais acelerado. Assim, a expectativa é que, no dia da eleição, no começo da noite, Anápolis já saiba por quem será governada pelos próximos quatro anos: João Gomes ou Roberto do Órion?

 

Fonte: Jornal Contexto

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro