No Natal, famílias e amigos se reúnem para celebrar com ceias fartas, troca de presentes e muitas confraternizações regadas a bebidas alcoólicas. Nesse contexto, entre espumantes, vinhos, cervejas e drinks, o consumo de álcool costuma aumentar — e, consequentemente, surge a temida ressaca no dia seguinte.
Diante disso, para curtir as festas de fim de ano sem comprometer a disposição e o bem-estar, é fundamental adotar algumas estratégias que ajudam a evitar ou, ao menos, minimizar os efeitos da ressaca. Seja assim, na ceia de família, no amigo secreto ou nos encontros entre amigos, algumas precauções fazem toda a diferença e, por isso, garantem uma comemoração mais leve e segura.
O que acontece com o seu corpo quando você tem ressaca?
Em primeiro lugar, o consumo excessivo de álcool provoca uma série de alterações no organismo. De acordo com especialistas, não se trata apenas de “efeitos passageiros”, mas, na prática, de impactos reais no funcionamento do corpo.
Além disso, as bebidas alcoólicas inibem os hormônios antidiuréticos, responsáveis por manter o equilíbrio de líquidos no organismo. Com isso, o corpo elimina mais urina e, por consequência, ocorre a desidratação — principal causa de sintomas como sede intensa, tontura, confusão mental e dor de cabeça.
Da mesma forma, o álcool aumenta a acidez do estômago e, portanto, favorece refluxo, náusea, vômito, dor abdominal e diarreia. Ao mesmo tempo, o sistema nervoso também é afetado, provocando fases de euforia e desinibição que, logo depois, são seguidas por queda de coordenação, alteração de percepção e maior sensibilidade à dor.
Dicas para beber com mais segurança e evitar a ressaca no Natal
Por isso, especialistas em saúde recomendam algumas atitudes simples que, além de tudo, ajudam a reduzir os efeitos do álcool no organismo:
-
Antes de mais nada, alimente-se bem antes de começar a beber, preferencialmente com refeições completas.
-
Em seguida, beba lentamente e, sempre que possível, intercale cada dose alcoólica com um copo de água.
-
Além disso, evite misturar muitos tipos de bebida.
-
Por fim, modere a quantidade consumida e, principalmente, respeite seus limites.
O que fazer no dia seguinte para aliviar a ressaca?
Caso o exagero tenha acontecido, o mais importante é permitir que o corpo se recupere. Por esse motivo, a recomendação é descansar bastante, manter uma alimentação leve e, sobretudo, evitar medicamentos que contenham paracetamol, já que a substância pode causar sobrecarga no fígado quando combinada ao álcool.
Além disso, a hidratação é fundamental, pois, ao mesmo tempo, acelera a recuperação e, assim, alivia os principais sintomas.
Sucos naturais que ajudam a aliviar a ressaca
Nesse sentido, algumas bebidas naturais podem contribuir para reidratar o organismo e, consequentemente, reduzir o mal-estar:
-
Suco de laranja: rico em vitamina C, ajuda a combater a fadiga e, além disso, a repor líquidos.
-
Suco de cenoura: possui antioxidantes que auxiliam na redução de inflamações e, ao mesmo tempo, das dores de cabeça.
-
Suco de beterraba: melhora a circulação e, por consequência, pode diminuir a sensação de cansaço.
-
Suco de abacaxi: contém enzimas que auxiliam na digestão e, portanto, ajudam a aliviar a inflamação.
Dessa forma, com cuidados simples, é possível aproveitar a ceia, os brindes e toda a celebração natalina sem transformar o dia seguinte em um problema — e, assim, garantir mais disposição para continuar curtindo as festas de fim de ano.
Leia também: 20 mensagens de Natal para enviar e emocionar quem você ama



