O pequi, conhecido como “ouro do Cerrado”, chama atenção pela cor amarela intensa e pelo caroço coberto de espinhos. Apesar de dividir opiniões por causa do cheiro e do gosto forte, ele ganha cada vez mais espaço em estudos que comprovam seus benefícios para a saúde.

Vitaminas que fortalecem o corpo
Rico em vitaminas A e E, o fruto ajuda a reduzir riscos cardiovasculares, contribui para preservar a visão e ainda atua no controle do colesterol. Além disso, as fibras presentes no pequi favorecem o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade, o que fortalece seu papel em uma dieta equilibrada.
Ação antioxidante e proteção aos rins
Um estudo publicado no periódico Plant Foods for Human Nutrition mostrou que o óleo do pequi pode auxiliar na prevenção e até no tratamento de doenças renais, como a doença renal crônica (DRC). Os pesquisadores destacaram, ainda, que o alimento possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, importantes para a saúde geral do organismo.
Como consumir da forma correta
Do ponto de vista nutricional, a melhor maneira de consumir o pequi é in natura. Porém, como geralmente ele compõe pratos cozidos ou fritos, especialistas recomendam acrescentar o fruto apenas no final do preparo, mantendo-o aquecido por pouco tempo para preservar suas propriedades.
Alerta dos médicos
Embora o pequi seja um aliado poderoso quando incluído em uma alimentação equilibrada, médicos ressaltam que ele não substitui tratamentos médicos. Por isso, o ideal é aproveitá-lo como complemento saudável, sempre aliado a hábitos de vida equilibrados e acompanhamento profissional.
Fonte: Redação
Leia também: 5 frutas que melhoram a saúde e evitam hipertensão