Popular nutricionista adverte sobre o abacate: “É uma gordura maravilhosa, mas…”

Você já deve ter ouvido que o abacate é uma fruta repleta de benefícios à saúde, não é? Além de rico em nutrientes, ele é muito versátil, sendo ótimo para receitas salgadas, como o delicioso guacamole, e doces, incluindo smoothies saudáveis.

O abacate é considerado uma fonte de gorduras boas, como as monoinsaturadas, especialmente o ácido oleico, que é conhecido por seus benefícios para a saúde do coração.

Estudos já mostraram que o seu consumo regular ajuda a aumentar os níveis de colesterol HDL (bom) e a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, por isso é uma das frutas mais recomendadas para uma alimentação equilibrada.

Mas, como tudo na vida, o abacate tem um pequenino “porém”…

Atenção a esse detalhe antes de comer abacate

Com tantas virtudes, será que o abacate tem um ponto fraco? Em entrevista a um jornal Espanhol, o nutricionista Pablo Ojeda, popular na televisão local por suas dicas de alimentação, falou sobre os benefícios de consumir essa fruta com regularidade, mas destacou um “ponto de atenção”: sua alta densidade calórica.

Por ser uma fruta gordurosa, o abacate também tem muitas calorias – e, se consumido em excesso, pode interferir na redução de peso para quem segue alguma dieta de emagrecimento, por exemplo. Uma unidade média da fruta (450 g) tem mais de 400 calorias, 27 g de carboidratos, 5,6 g de proteínas e 34 g de gorduras.

Por isso, a recomendação sobre o seu consumo envolve exatamente a moderação! O nutricionista recomenda cerca de 100 g ao dia da fruta como uma forma saudável de adicioná-la à sua rotina alimentar, o que daria aproximadamente um quarto de um abacate médio/grande. Se usado assim, o abacate não atrapalha a perda de peso!

“(De forma moderada) o abacate pode ser incluído em uma dieta para emagrecer sem aumentar o peso corporal. O abacate não vai ser a causa nem o culpado do ganho de peso corporal de ninguém e, na verdade, é altamente saciante, por isso pode ser bom para controlar o apetite”, garantiu o nutricionista na entrevista.

Mais benefícios do abacate

O abacate é uma fruta repleta de benefícios e pode ser uma opção usada por pessoas em dieta de emagrecimento – como vimos, o importante apenas é ter moderação. Isso porque, por ser rico em fibras e gorduras boas, ele promove a sensação de saciedade e a melhora da saúde digestiva.

Além disso, o abacate é rico em vitaminas, como vitamina K, vitamina E, vitamina C e várias vitaminas do complexo B (incluindo B5, B6 e folato), e minerais, como potássio, magnésio, cobre, ferro e zinco.

A fruta também contém compostos anti-inflamatórios, como fitoesteróis, antioxidantes e os próprios ácidos graxos monoinsaturados (as suas gorduras boas), que ajudam a reduzir a inflamação no corpo.

Os abacates ainda têm luteína , um composto alimentar natural com propriedades antioxidantes associadas à melhoria da capacidade cognitiva e à redução do risco de declínio cognitivo e demência senil.

A sua composição é ainda mais perfeita porque seus nutrientes trabalham em sinergia. As gorduras saudáveis do abacate ajudam a aumentar a absorção de antioxidantes lipossolúveis (como as vitaminas A, D, E e K) de outros alimentos consumidos junto com ele.

Legal, né? Que tal aproveitar essas vantagens e adicionar o abacate com mais regularidade à sua alimentação, incluindo em saladas com abacate, vitaminas, sobremesas e torradas (com ovos, tomates, azeite e especiarias fica uma delícia!)?

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro