Ministério da Saúde disponibiliza absorventes no Farmácia Popular

O Ministério da Saúde vai disponibilizar absorventes para meninas e mulheres de até 49 anos em situação de vulnerabilidade social. A distribuição será feita pelo programa Farmácia Popular em mais de 4,6 mil municípios do país. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (17).

Gabriela Mora, oficial de adolescentes do Unicef, disse que a decisão é uma questão de dignidade. “A gente está dando um item básico de higiene para essas meninas, algo que deveria ser nosso direito desde o dia em que a gente nasceu”, afirmou.

A fundadora da ONG Fluxo sem Tabu, Luana Escamilla, complementou: “A disponibilização de absorventes nas Farmácias Populares é uma política pública fundamental para o Brasil começar a enfrentar o problema da pobreza menstrual. Esse é um tema do qual a gente pouco falava recentemente, mas é uma questão histórica. Essa falta de acesso a insumos, os absorventes, e à educação, à informação de qualidade sobre o manejo saudável da menstruação”.

A oferta dos absorventes é direcionada a estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do país. Vão poder receber o item aquelas que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também