Na última quarta-feira, 11, foi realizada uma cerimônia em Anápolis para marcar a entrega simbólica de R$2,6 milhões pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) à Santa Casa de Misericórdia. O dinheiro será utilizado para adquirir um tomógrafo de 64 canais, mais moderno e capaz de diagnosticar o câncer com maior rapidez e precisão.
A iniciativa contou com o apoio dos parlamentares da bancada de Anápolis, os deputados Antônio Gomide (PT), Amilton Filho (MDB), Coronel Adailton (Solidariedade) e Vivian Naves (PP), e do presidente da Alego, Bruno Peixoto.
A Santa Casa promete utilizar o novo aparelho para dobrar a capacidade de exames de imagem. O objetivo é substituir um tomógrafo antigo por um de última geração, capaz de realizar exames de até 128 cortes, reduzindo o tempo de duração do exame e a radiação a que os pacientes são expostos.
Com a nova máquina, o hospital também planeja expandir o horário de funcionamento do Setor de Tomografia para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de uma área abrangendo 60 municípios e mais de 1,2 milhão de habitantes.
O diretor de Assistência da Santa Casa, Júlio César Gomes, informou que o próximo passo será realizar uma licitação para escolher a melhor máquina para a instituição, e destacou a importância do tomógrafo de 64 canais também para exames em recém-nascidos em incubadoras.