O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, nesta sexta-feira (19/1), que o salário dos professores no Brasil “é pequeno”. A fala ocorreu no evento de lançamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza (CE).
“Outra coisa que temos que resolver é que o salário de professor é pequeno, às vezes a gente não pode pagar, mas a verdade é que a função de professor nesse país é muito nobre. Professor ganha um salário que, às vezes, não dá para dar para os filhos comerem, porque o piso ainda é baixo, mas estamos tentando recuperar a economia do país”, afirmou o chefe do Executivo.
Lula falou sobre “cuidar da educação com mais carinho” para “melhorar o salário” e se comprometeu a fazer um reajuste do piso mínimo todos os anos. “A gente espera que daqui desse instituto saiam alguns gênios”, disse sobre a nova unidade do ITA.
No discurso, o presidente ainda citou a necessidade de dar chances e atribuiu a ideia do instituto no Nordeste a uma conversa com o ministro da Defesa, José Múcio. “Falamos: por que não levar o ITA ao Ceará? Quero que o Nordeste tenha a mesma oportunidade dos estados mais ricos desse país”, reforçou.
O chefe do Executivo anunciou o lançamento de mais 100 institutos federais de educação ao longo de seu mandato e disse querer “exportar conhecimento, inteligência brasileira”.
Sem citar outros governantes, Lula afirmou que “para fazer um bom governo, só preciso ser melhor do que eu mesmo”.
Lula participou da cerimônia para o ITA no Nordeste. A sede ficará na Base Aérea de Fortaleza (CE), onde ainda será construído um campus.
As atividades plenas deverão começar em 2027. Essa unidade terá dois novos cursos: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.