Para garantir a segurança e saúde dos participantes da Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade, que ocorrerá de 28 de junho a 7 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO) está fazendo um alerta importante. A recomendação é que os romeiros procurem uma unidade de saúde para atualizar o cartão de vacinação, especialmente contra a influenza e a covid-19, doenças que podem ser facilmente transmitidas em aglomerações.
É fundamental que a vacinação seja realizada com, no mínimo, 14 dias de antecedência à viagem, garantindo assim que a imunidade esteja ativa. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES/GO, Flúvia Amorim, destaca a importância de cuidar dos mais vulneráveis, como crianças e idosos, já que a romaria deverá atrair cerca de 3 milhões de pessoas.
O padre Marco Aurélio Martins, Reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, reforçou a importância da vacinação para a segurança de todos que irão participar da festa.
Atualmente, a vacinação contra a influenza está disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto a vacina contra a covid-19 está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, adultos dos grupos prioritários e pessoas com mais de cinco anos que não pertençam aos grupos prioritários e ainda não tenham tomado nenhuma dose.
Até o momento, Goiás registrou 3.226 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 320 por influenza e 493 por covid-19. A preocupação com a saúde dos idosos e crianças é evidente, visto que os óbitos por ambas as doenças afetam principalmente esses grupos mais vulneráveis.