Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, conduziram um estudo que encontrou uma associação entre não escovar os dentes antes de dormir e o desenvolvimento de cardiopatias e acidentes vasculares. O estudo, publicado na Scientific Reports, analisou 1675 pacientes com idade igual ou superior a 20 anos e categorizou-os de acordo com seus hábitos de escovação.
No primeiro grupo, estavam aqueles que escovavam os dentes ao acordar e antes de dormir. No segundo grupo, estavam aqueles que só realizavam a higienização à noite. O terceiro grupo era composto por pessoas que escovavam os dentes apenas ao acordar, enquanto o último grupo era formado por pessoas que não escovavam os dentes.
Além do hábito de escovação, os pesquisadores também consideraram o sexo e o tabagismo dos pacientes. Foi observado que no terceiro grupo havia quatro vezes mais homens do que mulheres. De acordo com os pesquisadores, doenças dentárias podem estar naturalmente associadas ao desenvolvimento de cardiopatias. O hábito de não escovar os dentes pode ter desdobramentos que aumentam as chances dessas doenças.
Após uma bateria de exames, foi constatado que o primeiro e o segundo grupo tinham menores chances de eventos cardiovasculares do que o último grupo, que possuía maior risco de comorbidades.
Embora não tenha sido encontrada uma relação direta entre o hábito de não escovar os dentes e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares a longo prazo, a pesquisa evidenciou que pessoas que não realizam a higienização corretamente têm duas vezes mais chances de apresentar cardiopatias do que aquelas que escovam os dentes regularmente pela manhã e à noite.