Filho do cantor Renato Russo, o produtor cultural Giuliano Manfredini notificou extraoficialmente a empresa chinesa ByteDance, proprietária do TikTok, após a música “Que país é este” ser utilizada como trilha sonora de publicações compartilhadas por grupos bolsonaristas na rede social. No conteúdo em questão, a canção é reproduzida enquanto a imagem de Flávio Dino, novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece acompanhada da frase “Comunista no STF”.
Giuliano enviou um documento à plataforma, alegando que essas publicações “violam a essência” da obra do artista, pois possuem um “caráter político e ideológico alheio” às ideias que Renato sempre defendeu e que foram “ativamente combatidas” por ele. O produtor solicita a remoção desses conteúdos, bem como o fornecimento de todos os dados cadastrais daqueles que compartilharam a letra dessa maneira.
O TikTok se tornou conhecido por permitir que usuários escolham músicas para acompanhar seus vídeos, o que resultou em diversas controvérsias relacionadas ao uso inadequado de faixas de artistas. Nesse caso específico, a alegação é de que a música está sendo utilizada de forma distorcida para fins políticos, indo contra a intenção original do cantor e sua visão política.
Até o momento, o TikTok não se pronunciou sobre a notificação feita por Giuliano Manfredini.