Goiás libera dose de reforço da vacina bivalente para idosos e imunocomprometidos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) adotou a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e autorizou a aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a COVID-19 em idosos acima de 60 anos e em indivíduos imunocomprometidos a partir de 12 anos. Anteriormente, a vacina bivalente estava disponível apenas para a primeira dose. Com a nova orientação do Ministério da Saúde, os municípios goianos, que já possuem estoque do imunizante, passarão a oferecer a dose de reforço para esses grupos específicos.

A recomendação para aplicação da dose de reforço foi emitida após a identificação de duas sublinhagens da variante Ômicron da COVID-19 (JN.1 e JG.3) no Brasil. O estado do Ceará identificou essas novas variantes, o que resultou em um aumento no número de casos da doença na região. Com base nisso, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente em idosos e indivíduos imunodeprimidos. É importante ressaltar que a orientação é válida para aqueles que receberam a última dose da vacina há seis meses ou mais.

A vacina bivalente está disponível em todas as 989 salas de vacinação do estado de Goiás. Atualmente, a cobertura vacinal para a bivalente em Goiás é de 13,22%. Além dos idosos, transplantados, pessoas com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos submetidos a tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos também podem buscar a dose de reforço. A recomendação é que essas pessoas procurem um posto de vacinação em seu município e atualizem sua caderneta de vacinação.

Até o momento, Goiás registrou um total de 110.463 casos confirmados de COVID-19 em 2023, com 452 óbitos pela doença. Não há registro das subvariantes JN.1 e JG.3 no estado, de acordo com o último sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A subvariante XBB.1 é a que possui maior representatividade em Goiás no momento.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro