Adicione o texto do seu título aqui

Radares das BRs 153 e 414, em Anápolis, começam a multar

Ecovias do Araguaia anunciou que os radares de fiscalização eletrônica instalados nas BRs 153 e 414, no município de Anápolis, em Goiás, começarão a multar a partir da próxima terça-feira (21). A concessionária responsável pelas rodovias divulgou os detalhes nesta terça-feira (14).

Ao todo, são 68 equipamentos de radar em Goiás, incluindo 12 na parte de Tocantins da BR-153. De acordo com a Ecovias do Araguaia, 56 radares têm limite de velocidade de 80 km/h, enquanto outros nove permitem até 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados, de acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) é responsável pela operação e autuação dos infratores, analisando as imagens dos radares enviadas pela concessionária.

A escolha dos locais para a instalação dos radares foi feita de acordo com resolução do Contran e do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. A PRF e a Ecovias do Araguaia realizaram estudos técnicos prévios considerando estatísticas de acidentes, fluxo de veículos e trechos urbanos das vias.

Além disso, a sinalização horizontal e vertical foi implantada conforme projeto aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), seguindo todas as normas e manuais de engenharia viária e de tráfego.

O objetivo da operação dos radares pela PRF é garantir o cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos nas vias e assegurar a segurança de todos os motoristas que transitam pela região, conforme ressaltado por Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Araguaia.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também