Ecovias do Araguaia anunciou que os radares de fiscalização eletrônica instalados nas BRs 153 e 414, no município de Anápolis, em Goiás, começarão a multar a partir da próxima terça-feira (21). A concessionária responsável pelas rodovias divulgou os detalhes nesta terça-feira (14).
Ao todo, são 68 equipamentos de radar em Goiás, incluindo 12 na parte de Tocantins da BR-153. De acordo com a Ecovias do Araguaia, 56 radares têm limite de velocidade de 80 km/h, enquanto outros nove permitem até 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados, de acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) é responsável pela operação e autuação dos infratores, analisando as imagens dos radares enviadas pela concessionária.
A escolha dos locais para a instalação dos radares foi feita de acordo com resolução do Contran e do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. A PRF e a Ecovias do Araguaia realizaram estudos técnicos prévios considerando estatísticas de acidentes, fluxo de veículos e trechos urbanos das vias.
Além disso, a sinalização horizontal e vertical foi implantada conforme projeto aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), seguindo todas as normas e manuais de engenharia viária e de tráfego.
O objetivo da operação dos radares pela PRF é garantir o cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos nas vias e assegurar a segurança de todos os motoristas que transitam pela região, conforme ressaltado por Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Araguaia.