Dois pesquisadores do departamento de economia da Emory University, nos Estados Unidos, publicaram uma pesquisa feita com três mil americanos. E, veja: casais que gastam mais de vinte mil dólares na festa de casamento (fora o custo das alianças) apresentam uma possibilidade de se divorciarem 46% acima da média de divórcios.
Casais que gastaram entre dez a vinte mil dólares têm chance de divórcio 29% acima da média. Já os casais que gastaram pouco têm uma possibilidade de se divorciarem abaixo da média.
Aqueles que gastam entre mil a cinco mil dólares têm 18% a menos de chance de se divorciarem que a média, e aqueles que gastaram menos de mil dólares (também não vamos ser tão miseráveis!) aparentemente formam os casais mais sólidos, com uma probabilidade de divórcios 53% abaixo da média.
Como tudo no mundo das ciências sociais, é difícil saber com certeza o que causa esse efeito, mas os pesquisadores creditam grande parte desses fracassos no casamento ao stress financeiro causado por uma festa cara, que gera grandes dívidas e, em algum momento, conflitos que levam à ruptura.
Concordam com essa pesquisa?