A Vila Jaiara é uma região histórica que faz parte do intenso crescimento e desenvolvimento de Anápolis. Por isso, a Prefeitura promove uma programação especial para celebrar os 67 anos do setor. Os eventos acontecem de 19 a 23 de agosto, em vários pontos da região.
Dentre as atividades, terão entrega de comendas, homenagens, apresentações da população; exibição do documentário Vila Jaiara, diversas atrações culturais com shows de hip hop, apresentação de teatro, da Orquestra Sinfônica e dos alunos da Escola de Dança.
Será promovido também o Campeonato Escolar de Talentos. No dia 19 de agosto acontecem apresentações culturais nas escolas e em postos de saúde com equipes da Secretaria Municipal de Cultura. No dia 21 de agosto, às 8 horas, será promovido um café da manhã com o prefeito, autoridades e lideranças comunitárias.
No dia 22 de agosto, em parceria com o Sesi Jaiara, acontece o programa Ação Global. Dentro das comemorações, serão promovidas ainda a quarta etapa do Zatopek e a quinta etapa do 6º Circuito Anapolino de Corrida de Rua. A programação se encerra com o tradicional desfile cívico-militar, no dia 23 de agosto, às 9 horas, na Avenida Fernando Costa.
O Dia Municipal da Jaiara foi criado através da lei nº 3.307/08. A data de aniversário comemora-se no dia 21 de agosto, devido à data de nascimento de seu fundador – Luiz Caiado de Godoy.
Jaiara
O bairro foi planejado no início de 1946 e começou a ser habitado em 1948, isso se deu pelo empreendedorismo do engenheiro Luiz Caiado de Godoy, que loteou e fundou a vila. O nome surgiu da junção do nome de dois de seus filhos, Jairo e Yara, formando então, Jayara. A grafia oficial do bairro é Jayara, aparecendo até mesmo nos mapas urbanos da Prefeitura, porém a forma utilizada hoje é Jaiara, trocando o “y” pelo “i”, desconhece-se o motivo de tal alteração, podendo ser ocasionadas pelas reformas ortográficas efetuadas na Língua Portuguesa.
As primeiras atividades desenvolvidas na Jaiara conferiram-lhe desde o início feições de bairro operário, atraindo inúmeras pessoas que iam para trabalhar e aí residir. Em sua origem, vemos que a Vila Jaiara teve o seu uso destinado ao comércio local, e residências de pessoas menos abastadas, principalmente os operários da fábrica de tecidos.
Programação
Sexta-feira – 21 de agosto
8 horas
Café da manhã com lideranças comunitárias
Local: Beda Mídia Fotos – Rua Carlinhos José Ribeiro, quadra 07 – Vila Jaiara
A partir das 19 horas
Local: Em frente ao Colégio Estadual Gomes de Souza Ramos – Rua Planalto, esquina com a Rua Silvânia
– Campeonato Escolar de Talentos
– Apresentações da população
– Apresentação do documentário Vila Jaiara 2015
– Refazendo Nuvens (Cia Anapolina de Teatro)
– Dança de Salão – Escola de Dança de Anápolis
– Dançando Zumba – Escola de Dança de Anápolis
– Exposições de Artesanato
– Praça de Alimento
Sábado – 22 de agosto
8 horas
– Início das atividades do Dia Nacional da Ação Social – Sesi Jaiara
– 4ª etapa do Zatopek
Local: Em frente ao Sesi Jaiara
A partir das 19 horas
Local: Em frente ao Colégio Estadual Gomes de Souza Ramos – Rua Planalto, esquina com a Rua Silvânia
– Campeonato Escolar de Talentos
– Homenagens
– Apresentações da população
– Documentário Vila Jaiara 2015
– Danças Urbanas – Grupo Resistência Ativa
– Exposições de Artesanato
– Praça de Alimentação
Domingo – 23 de agosto
8 horas – Circuito Anapolino de Rua
Local: Praça Bartolomeu Nunes – Rua Bernardo Sayão
9 horas – Desfile Cívico-Militar
Local: Avenida Fernando Costa