Mesmo com o tempo seco em Goiás, o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, vem se proliferando e a quantidade de casos e mortes pela doença segue na mesma linha. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no ano passado, 38 pessoas morreram por dengue, já até o início deste setembro, foram 114 mortes, um aumento de 300%.
130 cidades goianas vão receber a vacina contra a dengue. As prioridades para receber o imunizante serão pessoas de 10 a 14 anos nos municípios com mais de 100 mil habitantes com alta transmissão de dengue tipo 2. Goiás registrou mais de 6 mil casos nas primeiras semanas de 2024.
A Secretaria de Saúde de Anápolis aguarda a definição do Ministério da Saúde, em relação ao número de vacinas contra a dengue que serão distribuídas ao município, para detalhar a estratégia de aplicação das doses.
De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia, a pasta ainda não recebeu confirmação por parte do Estado em relação ao volume de doses. Porém, ela afirma que o município tem condições de executar a ação assim que a vacina chegar.