Apenas 77% dos moradores de Anápolis que tomaram a primeira dose (91% da população apta a se imunizar) completaram o esquema vacinal recebendo também a segunda. A etapa seguinte, que é o reforço, já está disponível para quem atingiu o intervalo de tempo exigido, à exceção das pessoas que receberam o imunizante da Janssen, cuja remessa ainda não foi enviada ao município. Em caráter excepcional, gestantes e puérperas que tomaram a dose única da Janssen devem fazer o reforço com a vacina Pfizer.
A nota técnica do Ministério da Saúde que dispõe sobre a dose de reforço da vacina Janssen aponta aumento dos níveis de anticorpos em nove vezes no organismo de pessoas que respeitaram o espaço de tempo de seis meses entre uma aplicação e outra. O prazo mínimo é de dois meses e revela menor eficácia.
O reforço após aplicação das duas doses de imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer é feito cinco meses após a segunda dose, mas pessoas com algum tipo de deficiência imunológica (imunossuprimidos) recebem o reforço em prazo menor: 28 dias após a segunda dose. Profissionais de saúde que tomaram segunda dose até 15 de abril também podem receber a dose de reforço.
Fonte: Secom – Prefeitura de Anápolis