Antônio Gomide segue liderando pesquisa para prefeito em Anápolis

O portal DM Anápolis está realizando uma série de pesquisas para medir a intenção de votos dos anapolinos para prefeito até as eleições de outubro. A pesquisa é realizada em parceria com o Instituto Dados Pesquisa e Consultoria Ltda. Ao longo dos próximos meses, os leitores terão acesso aos números que refletirão o panorama eleitoral.

O levantamento, conduzido entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, entrevistou 1.651 eleitores em diversos setores do município. O nível de confiança é de 97%, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa avaliou a intenção de voto dos eleitores de forma estimulada, apresentando cartelas com potenciais candidatos, bem como de forma espontânea, em que os entrevistados mencionam seus candidatos preferidos sem a apresentação de nomes.

Na pesquisa espontânea, algumas situações marcantes foram observadas, incluindo o fracionamento das postulações da direita, a menção ao nome do atual prefeito Roberto Naves (que não pode concorrer novamente devido à reeleição) e uma quantidade significativa de eleitores indecisos.

Espontânea

No cenário espontâneo, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) lidera com 14,43% das intenções de voto, seguido por Major Vítor Hugo (PL) com 6,62%. Márcio Corrêa aparece como o terceiro mais lembrado, com 4,36% das intenções, seguido por Roberto Naves (3,72%) e Márcio Cândido (3,36%).

A diferença entre o segundo e o quinto colocado é de 3,26 pontos percentuais. Outros candidatos, como Amilton Filho, Leandro Ribeiro, Hélio Lopes, Professor Edergênio, Eerizania Freitas e Dr. Carlos Hassel, obtiveram porcentagens abaixo de 2%. Mais de 60% dos entrevistados não mencionaram nenhum dos candidatos de forma espontânea, destacando a presença de uma quantidade significativa de eleitores indecisos.

Cenário 1

Nos cenários estimulados, o deputado Antônio Gomide (PT) lidera em todos os cenários. Em um dos cenários, com a presença de Major Vitor Hugo, Márcio Corrêa, Márcio Cândido, Amilton Filho, Leandro Ribeiro, Professor Edergênio, Hélio Lopes, Eerizania Freitas e Dr. Carlos Hassel, Gomide tem 30,85% das intenções de voto. Neste caso, a segunda posição é ocupada por Major Vítor Hugo, com 12,70% das intenções.

Cenário 2

Em outro cenário, sem a presença de Major Vítor Hugo, Gomide tem 32,12% das intenções de voto, aumentando sua distância para o segundo colocado, Márcio Cândido. Amilton Filho também ganha destaque nesse cenário, assumindo a terceira posição.

Os resultados indicam a realização de um possível segundo turno, uma vez que a soma dos demais candidatos é superior à intenção de voto dada ao primeiro colocado. Além disso, uma parte significativa dos entrevistados afirmou que não votaria em nenhum dos nomes apresentados ou não soube/opinou sobre sua preferência.

Cenário 3

Neste cenário, também sem Vitor Hugo e com o vice-prefeito Márcio Cândido e também Márcio Corrêa, Gomide segue na dianteira. O deputado estadual tem 33,76%, enquanto o vice-prefeito aparece com 11,43%, à frente do emedebista, com 8,5%.

Mais atrás vêm Professor Edergênio, com 1,27%, e Hélio Lopes, 0,54%. Se as eleições fossem hoje, e estes fossem os candidatos, a eleição estaria definida no 1º turno, já que a soma dos demais candidatos seria de 21,77%, menos que as intenções de Gomide. Neste cenário, 24,32% não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 20,15% não souberam ou não opinaram. Juntos, esses quesitos somam 44,57%.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número GO05832/2024.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro