A escassez de mão de obra em Portugal pode ser uma excelente oportunidade para brasileiros. Confira as principais vagas de emprego em alta no país.
A falta de trabalhadores na União Europeia (UE) aumentou significativamente. Segundo informações do Eurostat, órgão de estatísticas do bloco, cerca de 75% das empresas enfrentam dificuldades para contratar mão de obra qualificada. Em Portugal, a escassez de mão de obra é particularmente acentuada; um estudo do ManpowerGroup revela que 65% dos empregadores têm dificuldade em encontrar profissionais. Como resultado, as vagas de emprego em Portugal estão em alta.
Apenas 17% das empresas revelou não sentir desafios com a escassez de mão de obra em Portugal. Desta forma, a demanda alcança 81%, segundo o ManpowerGroup. O resultado encontrado pelo estudo põe Portugal entre os cinco países com mais escassez de profissionais, acima da média global de 75%.
Entre as vagas de emprego em Portugal em alta estão:
Operador Loja;
Agentes Call Center (m/f) – Teletrabalho;Logistics Assistant;
Marketing Digital c/s experiencia – Redes Sociais;
Recepcionista;Recepcionista/Secretariado;
Consultor de Apoio ao Cliente (Remoto em Portugal);
Assistente Remoto;
Armazenista (m/f);Garçom;
Guardião da loja;
Auxiliar Armazém;
Gestor de conteúdos online;
Agente de Atendimento ao Cliente – PT;
English Customer Service;Gerir conteúdo e redes sociais;
Marketing Online Através das Redes Sociais de Forma Inovadora e E-commerce;
Criador de Conteúdos Digitais;
Executive Assistant;
English Gaming Support Agent – Europe;
Gerente de rede de parceiros;Copeiro | Kitchen Cleaner (M/F);
Ajudante de cozinha;
Recepcionista Noturno / Night-shift;
serviço de limpeza e café da manhã Hotel Beck;
Apoio ao Cliente Inglês – Lisboa;
Trabalhador do armazém;
Subgerente de Loja | Porto;
Waiter;
Governanta de andar;
Funcionário para atendimento ao público;
Relações Públicas – Publicidade Digital;
Gestor de conteúdo digital (c/s experiência);
Atendente de limpeza;
Testador de IA com língua portuguesa.
Como se candidatar às vagas de emprego em Portugal?
A escassez de mão de obra em Portugal pode ser uma ótima oportunidade para aqueles que estão em busca de oportunidades em um país seguro, economicamente melhor e com uma língua fácil de se aprender.
Essas e milhares de outras vagas em Portugal podem ser encontradas na plataforma Glassdoor. No total, a plataforma conta com mais de 25 mil vagas de emprego em Portugal para candidatos de todos os níveis de escolaridade.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 👈
Segundo Rui Teixeira, gerente do ManpowerGroup em Portugal, a acelerada transformação digital, aliada às crescentes preocupações socioambientais e à aposta em uma maior incorporação de valor nos modelos de negócio, têm vindo a acelerar os ciclos de renovação nas competências que as empresas mais necessitam, sem que haja uma evolução equivalente no lado da oferta de talento.
O que é necessário para um brasileiro se candidatar em vagas de emprego em Portugal?
As vagas em Portugal para brasileiros demandam seguir alguns passos e cumprir requisitos específicos. Entre eles estão o visto de trabalho, documentação completa, registro fiscal e seguro de saúde. Aqueles que optarem por trabalhar através do intercâmbio em Portugal, terão auxílio para organizar todos os documentos necessários, como o tipo de visto específico e outros.
Contudo, caso prefira fazer todo o processo por conta própria, aproveitando a escassez de mão de obra em Portugal, há algumas dicas de passos a serem seguidos.
O visto de trabalho é o primeiro passo para conseguir vagas de emprego em Portugal. Para isso, geralmente é necessário ter uma oferta de emprego de uma empresa em Portugal.
A empresa empregadora de Portugal deve começar o processo, apresentando um pedido de autorização de trabalho. Uma vez aprovada, a empresa receberá uma autorização de trabalho que você precisará solicitar o visto.