Por que tomar café ajuda a fazer cocô? A ciência explica

Assim como abrir as cortinas da janela e entrar no chuveiro, uma xícara de café faz as pessoas se mexerem pela manhã — em mais de uma maneira. A bebida prazerosa acelera os níveis de energia com uma dose de cafeína e, para muitas pessoas, ativa de forma rápida e infalível a atividade intestinal, disparando uma necessidade urgente de fazer cocô.

No entanto, diante da popularidade do café, é surpreendente que saibamos tão pouco sobre como ele afeta o trato gastrointestinal, diz Robert Martindale, professor de cirurgia e diretor médico de serviços de nutrição hospitalar na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon.

Alguns estudos sobre o assunto — pequenos, antigos e limitados — sugerem que provavelmente não é a cafeína que desencadeia o desejo de ir ao banheiro. Um artigo publicado em 1998, por exemplo, descobriu que o café descafeinado tinha efeito estimulante no cólon semelhante ao do café com cafeína, enquanto uma xícara de água quente não tinha tal efeito.

O café é uma bebida complexa que contém mais de mil compostos químicos, muitos dos quais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Determinar como eles afetam o intestino é um desafio.

O fato de que beber uma xícara de café pode estimular a extremidade oposta do trato gastrointestinal em minutos significa que “provavelmente passa pelo eixo intestino-cérebro”, disse Martindale. Ou seja, a chegada do café ao estômago envia uma mensagem ao cérebro, que então “estimula o cólon a dizer: ‘Bem, é melhor esvaziar, porque vem descendo coisa na correnteza'”, explicou ele

Fonte: O Globo

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro