Popularidade de Lula sofre queda: aprovação cai para 51%; entenda motivos

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 6.

O levantamento realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro mostrou que a aprovação do trabalho do presidente caiu para 51%, uma redução de 3 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior realizada em outubro do ano passado. Ao mesmo tempo, a desaprovação à atuação de Lula aumentou de 43% para 46%.

A queda na avaliação positiva de Lula foi atribuída à polêmica declaração em que ele comparou as operações militares de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

A pesquisa revelou que 60% dos brasileiros consideram a comparação como exagerada, sendo essa percepção ainda mais forte entre os evangélicos (69%), mas menor entre aqueles que votaram no petista nas eleições de 2022 (43%).

Além disso, a percepção da população sobre a situação econômica do País também influenciou na queda da aprovação de Lula. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, 38% dos entrevistados acreditam que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses. A expectativa sobre o futuro econômico do Brasil também piorou, com 46% dos brasileiros achando que a economia vai melhorar no próximo ano, uma queda de 9 pontos percentuais em comparação ao levantamento de outubro de 2023.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro