Durante uma viagem à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, acabou com as especulações sobre sua participação nas eleições de 2026. O petista confirmou que vai disputar um quarto mandato à frente do país.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando tinha 30. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou Lula durante discurso ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, em Jacarta.
Ele reforçou que o mandato atual termina no fim de 2026, mas o partido já se organiza para entrar na próxima disputa eleitoral. Caso seja reeleito, Lula se tornará o primeiro presidente da história do Brasil a conquistar quatro mandatos.
PT MANTÉM OTIMISMO, MAS RECONHECE DESAFIO NO PRIMEIRO TURNO
Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, lideranças do PT acreditam na vitória de Lula, mas reconhecem que a polarização deve impedir a conquista ainda no primeiro turno.
Mesmo com a expectativa de melhora na economia e possível aumento da popularidade do presidente, o partido avalia que a divisão entre os eleitores continuará forte. Para os petistas, nem mesmo uma direita fragmentada garantiria mais de 50% dos votos válidos para Lula logo na primeira fase da eleição.
NOMES CONFIRMADOS PARA A CORRIDA PRESIDENCIAL DE 2026
Além de Lula, outros políticos já sinalizaram que vão entrar na disputa pelo Palácio do Planalto:
- Eduardo Leite (PSD)
- Ratinho Júnior (PSD)
- Romeu Zema (Novo)
- Ronaldo Caiado (União Brasil)
Fonte: Redação
Leia também: SUS vai distribuir remédio inovador gratuitamente, veja



