A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou um podcast diário voltado para crianças. O foco é na cultura da Amazônia brasileira, misturando histórias indígenas, ribeirinhas e quilombolas com os saberes da região. A data escolhida para o lançamento marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Com 24 episódios de cerca de 30 minutos, a série é apresentada pelo educador paraense Leandro Medina e pela pesquisadora de culturas tradicionais Andrea Soares. Os programas são divididos em quatro eixos temáticos: Amazônia Indígena, Viveres Ribeirinhos, Quilombos da Amazônia e Amazônia Encantada.
Voltado para crianças em fase pré-escolar e em processo de alfabetização, os programas são uma forma de aproximá-las desde pequenas às diferentes culturas e saberes que formam a Amazônia Legal. Os conteúdos abordam também reflexões sobre dificuldades enfrentadas durante a infância na região.
“Com as escolas fechadas, há o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade – entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência”, comenta Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
A iniciativa faz parte do programa “Deixa que Eu Conto”, um programa que leva histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias em tempos de coronavírus através do rádio e da internet. Os podcasts estão disponíveis gratuitamente através do Spotify e do Youtube, com episódios diários.
Rádios também poderão acessar os conteúdos e realizar download gratuito através do site oficial da iniciativa. Os quadros podem ser editados livremente pelas emissoras interessadas em transmiti-los, para que se encaixem no tempo disponível na programação.