Começou a valer na última segunda-feira, 4, o Banco Central (BC) lança oficialmente o Pix por Aproximação, uma funcionalidade inovadora que permite a realização de transferências ao simplesmente aproximar o celular da máquina de cartão. Esta modalidade vem para simplificar ainda mais o uso do Pix, que já se consolidou como uma das principais formas de pagamento no Brasil.
A regulamentação dessa função ocorreu em agosto deste ano, e a implementação obrigatória será feita de forma gradual. Inicialmente, a partir de hoje, apenas instituições responsáveis por 99% das operações de iniciação de pagamento precisarão disponibilizar o Pix por Aproximação.
Para as demais, o prazo final será janeiro de 2026. O anúncio foi feito em parceria com o Google em São Paulo (SP), ressaltando a necessidade de tecnologia NFC (Near Field Communication) para as instituições financeiras que pretendem aderir ao serviço.
O Banco do Brasil, em parceria com a Cielo, já vinha testando a funcionalidade desde o início de outubro em um projeto-piloto, permitindo que clientes realizassem compras por aproximação em estabelecimentos específicos de Brasília e São Paulo.
Para pagamentos de até R$ 200, basta abrir o aplicativo do BB, selecionar “Pix por Aproximação” e autenticar no app. Para valores acima de R$ 200, é necessária a inserção da senha transacional.
FONTE: Jornal Opção
Leia também: Rede Municipal abre inscrições para o ano letivo de 2025