A Siga Antenado, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, está empenhada em apoiar as famílias de menor renda em mais de 103 municípios de Goiás durante a migração para a nova parabólica digital. Cerca de 88,4 mil famílias nessas cidades podem ter direito a receber gratuitamente o kit da nova parabólica.
O agendamento para a substituição já está aberto em várias localidades, incluindo Amaralina, Cachoeira Alta, Estrela do Norte, Iporá, Mineiros, Quirinópolis e São Miguel do Araguaia. A lista completa está disponível no site da Siga Antenado, que agora está presente em todos os 246 municípios de Goiás, beneficiando mais de 209 mil famílias.
A substituição é necessária porque as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar em breve. Quem não fizer a troca pela nova parabólica digital perderá o acesso à TV. Além disso, o modelo tradicional enfrentará interferência no sinal quando a tecnologia 5G for ativada na região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, podem ocorrer chuviscos, chiados e até interrupções na imagem.
Para ser elegível ao kit gratuito com a nova parabólica digital, é necessário estar inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando em casa. No entanto, se você utiliza outros sistemas de transmissão, como antena digital espinha de peixe, antena digital interna ou TV por assinatura, mesmo fazendo parte de programas sociais, não precisa fazer a troca.
A nova parabólica digital oferece benefícios significativos, incluindo melhor qualidade de imagem e som, programação regional e a continuidade da gratuidade. O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca a importância de as pessoas entrarem em contato o quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito.