A televisão brasileira perdeu, hoje (7), um dos seus maiores ícones. Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu aos 91 anos em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. A informação foi confirmada pelo perfil da cozinheira no Instagram. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde o dia 11 de abril.
“Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava”, diz um trecho da nota.
Palmirinha deixa três filhas, seis netos e seis bisnetos. “Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve”, disse a família.
Trajetória de sucesso na TV
Palmirinha estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes. Na época, ela teve o talento descoberto por ninguém menos que Ana Maria Braga, que apresentava o Note e Anote na TV Record.
Convidada para apresentar um Café da Manhã, permaneceu lá por cinco anos. Posteriormente, em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, ficando à frente do programa por mais de onze anos.
Depois, teve oportunidade de apresentar o seu “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/FOX Life que ficou no ar até 2015. Fora das telinhas, ainda fez sucesso nas telonas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”.
Seu último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality Chef ao Pé do Ouvido, da GNT. Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão com Huck, Conversa com Bial, The Noite, entre outros.