O portal Mochileiros realizou um levantamento dos países que mais consome bebidas alcoólicas por pessoa. Dentro do top 10, todos os países estão na Europa. Enquanto o Brasil ficou de fora até dos 50 primeiros da lista e ocupa a 53ª posição.
O primeiro do ranking foi a Bielorrússia com 17.5 litros/ano, com grande contribuição da vodka, bebida mais consumida no país. Logo depois com 16.8 litros/ano, a Moldávia é a segunda colocada, mas o alcoólico mais apreciado é a Palinca, um conhaque feito de ameixas. Também apreciadora de vodka, o top 3 fecha com a Rússia (15.1 litros/ano).
Em seguida, o ranking apresenta Lituânia (14.5 litros/ano), Ucrânia (13.9 litros/ano) e Andorra (13.31 litros/ano). Fecham a lista dos dez primeiros a Hungria (13.31 litros/ano); República Tcheca e Eslováquia empatados (13 litros/ano), e por fim Portugal (12.9 litros/ano).
Surpreendente ou não, o Brasil ocupa a 53ª posição com 8.7 litros por pessoa/ano.
Por outro lado, países com restrição de vendas de bebidas alcoólicas por conta de religião estão entre os que menos consomem. Por exemplo, Paquistão, Mauritânia, Líbia e Kuwait, o consumo médio é de apenas 100 ml de álcool por ano.