Mais de 4,5 milhões de brasileiros vivem em países estrangeiros, segundo dados do Ministério de Relações Exteriores. O movimento da comunidade brasileira para outras regiões do mundo é o maior desde 2009. A corrente de atração acontece, principalmente, por três motivos: aspecto cultural, clima e adaptação/comportamento.
“Não é todo mundo que quer enfrentar as barreiras culturais. Isso conta demais quando o assunto é recrutamento internacional, porque não são todos que se adaptam. Então quanto mais similaridade de cultura houver, mais facilidade vai existir”, avalia Octavio Pott, especialista em recrutamento internacional.
Segundo o profissional, nos últimos três anos, alguns países modificaram as normas na hora de contratar profissionais estrangeiros. Em Portugal, por exemplo, por causa do excesso de facilidades para a entrada de brasileiros, o país começou a criar mais etapas burocráticas para que esse fluxo não se 0tornasse exorbitante.
Por outro lado, a Alemanha seguiu o sentido contrário. Com o objetivo de desburocratizar a inserção de estrangeiros, abriu algumas brechas para aumentar o número de imigrantes. Deslize para o lado e veja os países que mais contratam brasileiros e também onde há o maior número de brasileiros.
Confira a lista:
- Irlanda
- Itália
- Alemanha
- EUA
- Espanha
- Canadá
- Bélgica
- Luxemburgo
- Portugal