O mês de outubro deverá seguir a tendência de setembro de temperaturas acima da média em boa parte do território nacional, segundo o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas, por outro lado, deverão ser acima do esperado no Sul do país e em partes do Sudeste e Centro-Oeste, ficando abaixo do normal na parte central e Norte do Brasil.
”Praticamente todo país ficará com temperaturas acima da média. Exceto ali no Ro Grande do Sul. ” Aponta a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, que destaca as regiões que mais devem sofrer com o calor . ”Mato Grosso, sudeste do Pará, Tocantins e Piauí. Vai ser superquente lá. As temperaturas vão ficar altas, e as chuvas abaixo da média”.
Rio de Janeiro e São Paulo, assim como Minas Gerais e Espírito Santo também terão calor acima do esperado. Veja abaixo um mapa que mostra a tendência das temperaturas para outubro, com as cores em vermelho e laranja indicando onde deverá ser mais quente:
O clima atípico para a época do ano é resultado do El Niño, que de acordo com Ramos seguirá se fortalecendo ao longo dos próximos meses até atingir seu pico no final da primavera, em dezembro.
”O El Niño ainda vai continuar, e a gente ainda vai sentir calor. Setembro e Outubro são os meses que registramos as maiores temperaturas do ano”, diz a meteorologista.
O mapa abaixo mostra a as regiões do país que deverão ter chuvas abaixo (amarelo e laranja) e acima (azul) da média. Nos locais onde deve chover mais que o esperado, destacam-se os estados do Sul do país, principalmente o Rio Grande do Sul, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Pará.