Começou neste mês o Outubro Rosa, movimento comemorado em todo o mundo que tem por objetivo a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, segundo dados internacionais. Em Anápolis, a Prefeitura Municipal participa da campanha com diversos banners, faixas e iluminação cor-de-rosa em vários pontos da cidade.
Todas as unidades de Saúde da Família e o Cais Mulher vão intensificar as ações e oferecer programações com palestras, orientações para realização do auto-exame e, nos casos necessários, encaminhar para consultas e exames especializados.
Este também é o câncer mais comum entre as brasileiras, o segundo tipo mais frequente depois do câncer de pele não melanoma. No Brasil, em 2015, devem ocorrer 57.120 novos casos de câncer de mama, segundo dados do Ministério da Saúde.
Mulheres, acima de 35 anos, são as principais vítimas e a campanha tem como tema prioritário a importância de que elas façam a prevenção, inclusive com o autoexame das mamas, e tenham o diagnóstico precoce da doença.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.