O Cais Mulher e todas as unidades de Saúde da Família já estão preparados para receber as mulheres anapolinas, durante a Campanha Mundial Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama. A partir desse mês, os serviços de mamografia também serão ampliados de 821 para 1.272 exames mensais.
O intuito é oferecer palestras e mostrar a importância da realização do autoexame. Em caso de necessidade, as mulheres receberão encaminhamentos para exames e encaminhadas para consulta com especialistas. Cada unidade possui uma programação específica. Para ober mais detalhes procure o PSF mais próximo de sua residência ou o Cais Mulher.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo e no Brasil o número cresce em 25% a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes Silva (INCA), em 2016 o número de novos casos de câncer de mama esperados é de 57.960. A doença tem cura e o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Outubro Rosa
O movimento conhecido internacionalmente como Outubro Rosa remete a luta contra câncer de mama. O movimento teve início nos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo com diversas ações que enfatizam a importância do exame de toque em todas as idades e da mamografia em mulheres com mais de 40 anos. Uma das ações mais comuns no mês de outubro é iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, teatro, dentre outros.
Fonte: Jornal Contexto